Extrair Legendas de um arquivo de video

>> sábado, 7 de abril de 2018

Você tem um arquivo de vídeo com a extensão MKV (Matroska Video). Tem legendas embutidas que querem extrair em um arquivo separado (SRT). Veja como você faz isso com software livre.
Você vai precisar de:
  1. O arquivo MKV com uma faixa de legendas embutida. Eu vou te mostrar como checar.
  2. Um player de vídeo. Idealmente VLC Media Player 
  3. MKVToolnix – um conjunto de ferramentas multiplataforma para .MKV arquivos (get them from here)
(PS Estamos usando um arquivo MKV, mas isso é possível com qualquer arquivo de vídeo com legenda embutida)

Passo # 1 - Verifique se o seu arquivo MKV tem legendas embutidas
 
Screenshot #1
(Click to zoom)

A maneira mais fácil é verificar é abrir o arquivo usando o VLC Player. Selecione Ferramentas >> Informações de mídia (ou pressione Ctrl + J). Mude para o separador "Detalhes do Codec". Expanda todos os itens abaixo até encontrar um com o tipo “Subtítulo”. Um exemplo pode ser visto na imagem à direita.

Outra maneira de fazer isso é usar a ferramenta mkvinfo da coleção MKVToolnix mencionada acima. Se estiver, inicie o mkvinfo no modo gráfico com a seguinte linha de comando:

mkvinfo –g {Press Enter}

Em seguida, abra seu arquivo .MKV (Select File - Open). Você deve ver as mesmas informações que vimos antes aqui também (veja a imagem).
Screenshot #2
(Click to zoom)
Importante: Anote o "Número da faixa" da nossa faixa de legendas. No nosso caso, o valor é 3. Isso será útil com o processo de extração. O campo "Codec" da mesma faixa informa se as legendas que você vai extrair são Text. Isso é importante porque os arquivos .SRT devem ser texto. Se o seu codec for diferente, as etapas a seguir podem ser usadas para extrair essas legendas em seu próprio arquivo. Porém, etapas adicionais de pós-extração serão necessárias para converter o formato específico no formato .SRT baseado em texto.

Etapa 2 - Extraia as legendas em um arquivo .SRT
Agora vamos usar a ferramenta mkvextract do kit MKVToolnix. O formato de linha de comando exato a ser usado é:

mkvextract.exe tracks {arquivo em formato MKV }  {número da faixa notamos na etapa anterior}:{Nome do arquivo para salvar as legendas}

No caso do meu exemplo, isso será parecido com o seguinte:

mkvextract.exe tracks "c:\My_MKV_Video_File.mkv" 3:My_MKV_Video_File.srt

Anote o número usado para prefixar o nome do arquivo .SRT. Este é o "Número da faixa" que observamos na etapa anterior.

Indo além
A ferramenta mkvextract é tão capaz de extrair outras faixas - legendas de áudio, vídeo ou não-texto. Tudo o que você precisa fazer é usar o número da faixa certa como prefixo. Então, por exemplo, se a primeira faixa é áudio, você pode extraí-la com muito pouca modificação para o comando que usamos antes

mkvextract.exe tracks "c:\My_MKV_Video_File.mkv" 1:Audio_track.mp3

Mais uma vez, note que prefixamos o nome do arquivo MP3 com o número da faixa correta. Também podemos combinar tudo o que fizemos acima para extrair áudio e legendas em uma única linha:

mkvextract.exe tracks "c:\My_MKV_Video_File.mkv" 1:Audio_track.MP3 3:My_MKV_Video_File.srt

Para mais possibilidades, olhe através a documentação do mkvextract tool. E se isso funciona para você ou você fez algo mais legal com isso - eu adoraria ouvir de você. Por favor, deixe-me um comentário abaixo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Dados


PageRank PageRank Checking Icon tracker